Quantcast
Animais de Produção

Falta de condições no transporte de animais é denunciada nos Açores

iStock  e

A falta de condições no transporte interno de animais vivos foi denunciada nos Açores pelo PAN – Pessoas, Animais e Natureza – relata a agência Lusa. O partido acusou o Governo Regional de ser “conivente” com a falta de fiscalização e informa que não estão a ser cumpridas “as normas comunitárias e nacionais” de bem-estar animal.

Os animais não têm “acesso a comida e abeberamento, por estarem amarrados com cordas ao contentor durante o percurso da viagem e espera de transbordo”, e não há “espaço suficiente, devido à sobrelotação, para os animais estarem de pé na sua posição natural, bem como para se deitarem, sempre que necessário”, relata o PAN/ Açores, em comunicado de imprensa.

A estrutura regional do PAN observou também “a falta de tratadores durante a viagem e no Porto Comercial de Ponta Delgada, aguardando transbordo”, entre outros problemas.

A falta de condições no transporte na região já tinha levado à abertura de um inquérito, durante a legislatura anterior, que resultou em “conclusões pouco concretas e sem soluções tangíveis para a melhoria do bem-estar animal nos processos de transporte marítimo”, informa o PAN.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?