Quantcast
Animais de Companhia

Exercício canino em dias quentes é a causa da maioria das doenças relacionadas com calor

Um novo estudo mostrou que de todos os fatores, o exercício era a causa de 74% dos casos relatados de doenças relacionadas com o calor.

Um novo estudo desenvolvido pela Royal Veterinary College (RVC), em colaboração com a Nottingham Trent University, mostrou que de todos os fatores, o exercício era a causa de 74% dos casos relatados de doenças relacionadas com o calor. As temperaturas quentes foram reportadas em 13% dos casos e 5% dos casos derivavam do confinamento dos cães em veículos1, avança o Vet Times.

Mais de um terço dos titulares de cães braquicefálicos relataram que a regulação do calor é um problema para o seu animal de companhia2. Os bulldogs ingleses têm 14 vezes mais probabilidades de sofrer de doenças relacionadas com o calor em comparação com os labradores retrievers, enquanto os bulldogs franceses são 6 vezes mais prováveis3.

O presidente do Brachycephalic Working Group (BWG), Dan O’Neill, explica que a “mais recente pesquisa da VetCompass no RVC mostra que não é apenas o sol e estar confinado num veículo que pode causar doenças relacionadas com o calor. Fatores como o excesso de exercício e a humidade também desempenham papéis muito significativos; não é preciso muito exercício para ter efeitos potencialmente perigosos quando o tempo está quente ou húmido”.

“Em tempo mais quente, apelamos aos detentores que considerem exercitar os seus cães no início da manhã ou no final da noite quando as temperaturas são mais frias e a ter especial cuidado com raças braquicefálicas para evitar doenças potencialmente devastadoras relacionadas com o calor nos seus cães”, acrescentou o responsável.

Referências bibliográficas
  1. Hall EJ, Carter AJ and O’Neill DG (2020). Dogs don’t die just in hot cars – exertional heat-related illness (heatstroke) is a greater threat to UK dogs, Animals 10(8): 1,324.
  2. Packer RMA, O’Neill DG, Fletcher F and Farnworth MJ (2019). Great expectations, inconvenient truths, and the paradoxes of the dog-owner relationship for owners of brachycephalic dogs, PLOS One 14(7): e0219918.
  3. Hall EJ, Carter AJ and O’Neill DG (2020). Incidence and risk factors for heat-related illness (heatstroke) in UK dogs under primary veterinary care in 2016, Scientific Reports 10(1): 9,128.
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?