- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Europa aprova lista de antibióticos proibidos para uso veterinário

Os estados-membros da Comissão Europeia subscreveram a criação de uma lista que designa os antimicrobianos [1] reservados exclusivamente para o tratamento de determinadas infeções em seres humanos. Deste modo, a venda de medicamentos veterinários que contenham estes antimicrobianos será proibida, noticia o Portalveterinaria [2].

A comissária da Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, nota que a lista “é a primeira do género na UE e um marco em todo o mundo”, bem como um grande passo em frente “na nossa abordagem política de One Health para conter a resistência antimicrobiana”.

 

Os antimicrobianos desta lista foram designados com base em pareceres científicos fornecidos pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), em colaboração com peritos dos estados-membros da UE, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA). Mais de 30 cientistas, incluindo microbiólogos, veterinários e médicos especializados em doenças infeciosas, contribuíram para esta avaliação científica.

A Comissão adotará formalmente a lista nas próximas semanas e começará a ser implementada seis meses após a sua publicação, que deverá ocorrer durante o verão.

 

Pode consultar a lista, aqui [3].