- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Estudo sugere que plumagem dos pássaros está a alterar devido às alterações climáticas

Um estudo que juntou a Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU) e o Centre d’Ecologie Fonctionnelle et Évolutive [1] em Montpellier (CEFE-CNRS) explorou durante 15 anos (2005-2019) se as alterações climáticas [2] tinham alterado a cor da plumagem do chapim-azul. Os resultados mostram que esta diminuiu de brilho e intensidade.

Segundo explicado pela UPV/EHU [3], os investigadores focaram-se em duas populações de chapim-azul no sul de França, uma na periferia de Montpellier e outra no noroeste da ilha de Córsega.

 

Todos os anos, entre 2005 e 2019, foram observados todos os chapins-azuis reprodutores em cada população, totalizando em mais de 5 800 observações.

O chapim-azul caracteriza-se por um padrão de cor azul e amarela. Os resultados obtidos no estudo mostram uma ‘diminuição’ da cor entre 2005 e 2019. “O nosso trabalho sugere que as alterações ambientais, e especificamente as alterações climáticas, podem ser a principal razão pela qual aves como o chapim-azul estão a sofrer uma mudança nas suas características físicas, mais especificamente no brilho e intensidade da sua coloração”, disse o investigador David López-Idiáquez.

 

“A mudança na cor da plumagem parece ser o resultado de uma combinação de um aumento de temperatura (1,23ºC) e uma queda da precipitação (0,64 mm), pelo que as alterações climáticas seriam a causa potencial desta diferença”, disse o investigador, relativamente aos resultados obtidos na ilha de Córsega.

David López-Idiáquez explica que esta mudança na plumagem pode ter um efeito nos “padrões de acasalamento” da espécie. “Nestas aves, traços como a cor funcionam como sinais que indicam a outros indivíduos a qualidade do espécime, que são decisivos, por exemplo, no que diz respeito à reprodução.”