Quantcast
Investigação

Estudo: pastagem setorial pode ajudar cavalos a manterem-se em forma

Estudo: pastagem setorial pode ajudar cavalos a manterem-se em forma

A pastagem setorial ou por faixas (strip grazing) pode ajudar os cavalos a manter a forma: a conclusão é de um estudo realizado por Annette Longland dos Serviços de Nutrição Equina e Pecuária (ELNS) do País de Gales, no Reino Unido, em colaboração com o fabricante de alimentos para equídeos Spillers, através do Grupo de Estudos Equinos de Waltham.

O estudo foi desenvolvido com o objetivo de comparar a eficácia de três práticas de pastagem distintas sobre o peso dos cavalos, tendo verificado que a pastagem setorial poderá ser útil para restringir o ganho de peso nos animais, quando utilizado o método de pastagem controlada.

 

Para o estudo, realizado durante a época de crescimento da erva no Reino Unido, foram considerados três grupos de quatro póneis, equiparados em termos de peso, altura e condição corporal. Os animais foram colocados em cercas com um rendimento de erva equivalente a 1,5% (peso seco) do seu peso corporal, por dia, durante 28 dias.

Cada grupo de póneis foi colocado em três diferentes práticas de pastoreio:

  • Pastagem sem nenhuma restrição;
  • Pastagem em cerco com vedação frontal colocada ao longo da largura da cerca, permitindo o acesso à relva fresca, deslocando-a diariamente 1/28 do comprimento da cerca;
  • Pastagem em cerco com vedação frontal e traseira, que é movida diariamente à mesma distância que a vedação de frontal.
 

Os póneis foram pesados todas as semanas. Os póneis sem qualquer restrição de pastagem apresentaram ganhos de peso corporal substancialmente superiores, mas verificou-se uma diferença mínima no ganho de peso entre os que tinham a vedação frontal e os que tinham uma vedação frontal e traseira.

“Os póneis com acesso gradual a pastagens através da pastagem por faixas apresentavam ganhos de peso significativamente inferiores aos dos seus congéneres que tinham livre acesso a toda a distribuição de erva durante 28 dias”, disse Clare Barfoot, diretora de marketing e investigação e desenvolvimento da Spillers, citada pela publicação MRCVS online.

 

Assim, a diretora sugere que caso considere “alimentar o seu cavalo com relva durante a situação atual (Covid-19) ou em qualquer outra altura” deverá considerar “a instalação de uma cerca de pastagem por faixas e deslocá-la uma vez por dia”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?