Quantcast
Animais de Companhia

Estudo: Cães de menor porte com maior risco de problemas dentários

Um estudo conduzido pela Mars Petcare revelou que as raças de menor porte, como os dachshunds e os toy poodles, são mais suscetíveis de desenvolver periodontite que as raças de maior porte, como os boxers. 18,2% dos cães analisados pelo estudo tinham periodontite, relata o portal VetTimes.

Os cães com um peso inferior a 6,5kg tinham até cinco vezes mais probabilidades de serem diagnosticados do que raças de cães com ou mais de 25kg. A idade, o peso e o tempo de um cão desde a última escala e polimento foram outros fatores.

As cinco raças com maior prevalência de periodontite foram o large greyhound (38,7%), o cão pastor-de-shetland médio-pequeno (30,6%), e o papillon extra-pequeno (29,7%), o toy poodle (28,9%) e o poodle em miniatura (28,2%).

Os investigadores observaram que os cães pequenos podem ter dentes proporcionalmente maiores que podem levar à sobrelotação e ao aumento da acumulação de placas, levando a gengivas inflamadas. Os cães pequenos também têm menos osso alveolar, notaram os cientistas.

Corrin Wallis, líder do workstream de microbioma do Waltham Petcare Science Institute, afirmou: “Este não é o primeiro estudo que sugere que cães menores têm mais probabilidades de ter problemas dentários do que cães maiores, mas muitos dos estudos anteriores analisaram um número relativamente pequeno de cães”, considerou o líder do fluxo de trabalho do microbioma no Waltham Petcare Science Institute, Corrin Wallis.

“Independentemente das razões pelas quais os cães mais pequenos têm um risco acrescido para a doença periodontal, saber a verdadeira magnitude do risco entre raças é um passo importante na prestação de cuidados de qualidade a todos os cães, tanto no consultório do veterinário como no domicílio”, concluiu.

A investigação, publicada no The Veterinary Journal, teve como base mais de três milhões de dados clínicos, cobrindo 60 raças em locais da Banfield Pet Hospital nos Estados Unidos da América.

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?