Quantcast
Animais de Companhia

Estudo: Cães ajudam a minorar impactos psicológicos negativos da pandemia

Os cães podem servir de apoio social e contribuir para reduzir o stresse, a tristeza, a ansiedade e a solidão, aponta um estudo da Purina.

Os cães podem servir de apoio social e contribuir para reduzir o stresse, a tristeza, a ansiedade e a solidão, aponta um estudo da marca de alimentação animal Purina, que foi publicado no jornal científico Plos One. De acordo com o Portal Veterinaria, o objetivo deste trabalho era compreender se os cães ofereceram apoio social aos seus tutores e contribuíram para melhorar o bem-estar durante a pandemia causada pela covid-19.

O estudo envolveu 768 tutores e 767 pessoas com predisposição para possuir um cão. Um terço dos participantes relatou que a sua saúde foi muito afetada durante a pandemia. 45% expôs o impacto financeiro da pandemia, 67% reportaram o seu impacto emocional e 72% explicaram que o seu estilo de vida tinha sido afetado.

 

Em comparação com as pessoas que não possuíam animais de companhia, os tutores de cães tinham:

  • Percentagens significativamente mais baixas de depressão;
  • Um maior grau de apoio social;
  • Uma atitude mais positiva para com os animais de companhia;
  • Um maior compromisso com os animais.

“Os nossos resultados sugerem que ter um cão pode ter dado às pessoas um sentido mais forte de apoio social. Além disso, pode ter ajudado a amortecer alguns dos impactos psicológicos negativos causados pela pandemia da covid-19”, notam os investigadores da Nestlé Purina Research.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?