Quantcast
Animais de companhia

Esperança média de vida dos gatos no Reino Unido é de 11,7 anos

Esperança média de vida dos gatos no Reino Unido é de 11,7 anos iStock

Um estudo, conduzido pelo Royal Veterinary College (RVC), em colaboração com a Universidade Nacional Chung Hsing de Taiwan, produziu as primeiras estimativas de tempo de vida para os gatos de companhia no Reino Unido.

A investigação concluiu que a esperança média de vida dos gatos de companhia no Reino Unido à nascença é de 11,7 anos. Já os gatos do sexo feminino têm uma expectativa de vida de 1,33 ano maior do que a dos gatos machos.

 

Já as raças burmês e birmanês foram as que registaram uma maior expectativa de vida, tendo o estudo concluído terem uma esperança média de 14,4 anos à nascença, seguidas pelas raças mestiças (11,9 anos) e siamês (11,7 anos).

Relativamente aos gatos de raça Sphynx, registaram a menor expectativa de vida, de 6,8 anos à nascença.

 

De acordo com o estudo, fatores como a raça pura e o peso corporal ideal (muito leve ou muito pesado) foram associados à redução da expectativa média de vida.

“O desenvolvimento destas conclusões representa um marco significativo na compreensão da vida destes animais. Conhecendo a esperança média de vida dos gatos, não estamos apenas a aumentar a consciencialização, estamos a ajudar os tutores a tomarem melhores decisões para os seus gatos”, afirmou Kendy Teng, professor assistente de epidemiologia do bem-estar animal na National Chung Hsing University e principal autor do estudo.

 

Para Dan O’Neill, professor associado de epidemiologia de animais de companhia na RVC e coautor do estudo, “desde o início da civilização do homem, prever o futuro tem sido um dos nossos maiores fascínios. Estas novas descobertas permitem finalmente que os tutores de gatos façam exatamente isso e prevejam a esperança de vida dos seus animais com base em novos métodos científicos”.

A análise, que revelou novas informações sobre a taxa de mortalidade e fatores que a influenciam, utilizou registos do Programa VetCompass do RVC, e analisou dados de 7.936 gatos sob cuidados veterinários primários no Reino Unido, que morreram entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de março de 2021.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?