O Setter Inglês voltou a ser a raça de cão mais registada em Espanha em 2024, de acordo com os dados atualizados do Livro Espanhol de Origens e do Registo de Raças Caninas (LOE/RRC), da Real Sociedade Canina da Espanha (RSCE). Ao todo, mais de 45 mil cães de raça pura foram registados no país no último ano.
A liderança segue com os cães de pequeno porte — reflexo direto do estilo de vida da maioria dos espanhóis: 66% vivem em apartamentos, de acordo com o Eurostat, tornando a Espanha o país da União Europeia com maior número de moradores em residências desse tipo. No entanto, destaca-se um leve aumento na popularidade de cães de caça e de pastoreio, geralmente de porte maior.
Top 3: Setter Inglês, Poodle e Dachshund
No topo da lista está novamente o Setter Inglês, com 3.455 registos em 2024. Trata-se do cão de caça mais popular em Espanha (e também em Itália), apesar de estar em situação vulnerável no seu país de origem. A RSCE descreve-o como um animal “muito dócil e com temperamento afável”.
Em segundo lugar, o Poodle manteve a sua posição em relação a 2023, com 3.133 registos — um aumento comparativamente aos 2.956 em 2022. Embora a sua fama atual esteja ligada à vida urbana e à companhia familiar, o poodle historicamente era um cão de caça aquática.
A fechar o top 3, o Dachshund que também apresentou crescimento: 2.967 registos em 2024, comparativamente aos 2.649 do ano anterior. Criado originalmente para caçar em tocas, o Dachshund destaca-se pela sua anatomia específica e olfato apurado. É descrito pela RSCE como um cão amigável, equilibrado e ideal para a vida doméstica.
Outras raças em destaque: Pastor Alemão e Golden Retriever
O Pastor Alemão recuperou a quarta posição em 2024, com 2.100 registos, apesar de uma leve queda em relação aos 2.296 do ano anterior. É uma das raças mais versáteis: atua como cão de pastoreio, polícia, terapeuta, cão-guia e também como animal de companhia. Segundo a RSCE, possui “temperamento equilibrado, coragem, autoconfiança e é ávido por agradar”.
Na quinta posição está o Golden Retriever, que sofreu uma queda significativa: 1.894 registos em 2024, comparativamente aos 2.322 em 2023. De origem escocesa, foi desenvolvido no século XIX para auxiliar na caça de aves aquáticas. É amplamente recomendado para famílias devido à sua natureza gentil, inteligente e confiável.
Tendência: cães pequenos ainda dominam
A preferência dos espanhóis por cães pequenos continua a persistir, motivada pelo estilo de vida urbano. Contudo, o pequeno crescimento nas raças de caça e pastoreio pode indicar uma leve mudança de comportamento — talvez relacionada ao aumento do teletrabalho e à busca por atividades ao ar livre.
A RSCE conclui que, apesar da diversidade de funções históricas das raças — caça, guarda, trabalho ou companhia —, o principal critério de escolha continua a ser o temperamento adaptável ao convívio familiar.