Quantcast
CAMV

Escassez de pessoal e elevada procura afetam serviços veterinários no Reino Unido

A BVA alertou recentemente para os problemas dos serviços veterinários no Reino Unido, como escassez de pessoal e a alta procura.

A British Veterinary Association (BVA) alertou recentemente para os problemas do setor veterinário no Reino Unido, nomeadamente para a escassez de pessoal e para a alta procura por serviços veterinários. A associação, em notícia no seu site, pede à população para “pensar bem antes de integrarem nas suas vidas um novo animal de companhia”.

Muitas clínicas veterinárias no país já relataram estar sobrecarregadas por novos registos e, para cuidar dos seus pacientes existentes, algumas estão a fechar o agendamento de consultas para novos clientes.

“Estamos perante o triplo efeito do Brexit, da covid-19, e o boom na titularidade de animais de companhia colocando uma pressão sem precedentes sobre os serviços veterinários em todo o país”, afirmou o presidente da BVA, James Russell, à rádio da BBC.

A BVA recorda que tem alertado para possíveis carências veterinárias associadas ao Brexit. Segundo informações do Royal College of Veterinary Surgeons (RCVS) – o regulador veterinário – os registos de profissionais veterinários provenientes do estrangeiro diminuiram drasticamente. Entre janeiro e maio de 2021, o Reino Unido recebeu apenas 155 profissionais veterinários da União Europeia. Este valor compara com 533 no mesmo período de 2019.

À semelhança de outros setores, as equipas veterinárias estão também a lidar com a escassez devido ao isolamento resultante da covid-19. Ao mesmo tempo, o país tem assistido a um aumento de titulares de novos animais de companhia. De acordo com o PFMA,  3,2 milhões de famílias do Reino Unido possuem um novo animal de companhia desde o início da pandemia.

No mês passado, a BVA relatou um aumento de equipas veterinárias que sofreram intimidação por parte dos clientes  durante a pandemia. Mais de seis em cada dez médicos veterinários em pequenas clínicas veterinárias relataram sentir-se intimidados pela linguagem ou comportamento dos clientes durante o ano passado.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?