Cada vez mais se torna crucial para um CAMV aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa do Google. De acordo com um inquérito1, 90% dos inquiridos dizem que é provável que cliquem na primeira página dos resultados. Para melhorar a performance do CAMV no ranking dos resultados do Google, deve solicitar e recolher as avaliações do Google, informa o Portal Veterinaria.
Se o seu CAMV possuir avaliações positivas, tal ajuda a criar confiança na sua marca, melhorar a exposição online e otimizar o motor de busca (SEO), levando a um aumento dos visitantes. Receber regularmente novas avaliações é uma forma comprovada de aumentar a sua visibilidade e contagem de clientes. Mas como pode otimizar a obtenção de comentários positivos? Existem cinco possíveis estratégias:
- Peça aos seus clientes para deixarem uma avaliação – Se pretende aumentar rapidamente a contagem de comentários, fazer o pedido é uma das formas mais fáceis e eficazes;
- Quando faz um follow-up por email, inclua sempre um link direto – Se os emails de acompanhamento forem enviados aos clientes, é uma boa ideia pedir-lhes gentilmente que deixem uma revisão, incluindo um link direto para facilitar o seu pedido. Os seus emails devem ser sempre pessoais e informativos. Informe o cliente que o seu feedback é importante para a sua clínica;
- Adicione um link direto para deixar um comentário no site da sua clínica – Colocar um link no cabeçalho ou rodapé do site ou até mesmo usar uma janela pop-up solicitando uma avaliação dos seus clientes é outra maneira fácil de obter mais comentários;
- Responder a todas as avaliações (boas e más) – Atuais e potenciais clientes gostam de ver as respostas do CAMV a comentários já publicados. Isto mostra que as clínicas apreciam o feedback e estão interessadas no nível de cuidados oferecidos aos seus clientes e pacientes. As empresas que respondem às avaliações do Google também são reconhecidas pelo motor de busca;
- Faça um seguimento do seu pedido de avaliação várias vezes – Mesmo que um cliente não deixe uma avaliação na primeira vez que lhe é pedido, isso não significa necessariamente que não o façam mais tarde. O seu email ou pedido pode ter sido enviado num momento inoportuno ou o cliente pode simplesmente ter esquecido. Uma forma de superar este problema é criar dois modelos de rastreio de email, além do seu primeiro pedido de revisão, e limitar o número total de pedidos de avaliação a 3. Deve fazer o seguimento do pedido uma vez por semana ou a cada duas semanas, até atingir o número máximo de pedidos.
1 – Sterling G. Survey: 82 percent of smartphone shoppers conduct ‘near me’ searches. Search Engine Land. August 28, 2018. https://searchengineland.com/survey-82-percent-of-smartphone-shoppers-conduct-near-me-searches-304512.