Os cães não conseguem ver cores? Os gatos caem sempre de pé? Apesar dos vários estudos desenvolvidos sobre pets, existem vários mitos que acompanham cães e gatos. Neste Dia das Mentiras, a VETERINÁRIA ATUAL decidiu listar alguns dos mitos desvendados por dois médicos veterinários brasileiros, citados pela Gazeta do Povo.
-
O cão vê a preto e branco
Mentira. Estudos recentes indicam que os cães conseguem distinguir outros tons, mas de forma mais limitada que dos humanos.
-
Nariz frio é sinal de saúde
Mentira. Aliás, não é necessariamente verdade. O nariz frio e húmido pode ser um indicativo de bem-estar, porém o nariz quente e seco poderá ser uma consequência do clima ou de um período de inatividade por parte do seu cão, como acontece durante o sono.
-
Cada ano humano equivale a sete anos de cão
Mentira. De acordo com as diretrizes veterinárias mais recentes, a multiplicação dos anos deve ter em conta vários aspetos, como o tipo de raça, o porte do cão, o nível da atividade, entre outros.
-
Cães só abanam a cauda quando estão felizes
Mentira. Apesar de abanarem muito a cauda quando estão felizes, o abanar da cauda tem outras interpretações, como o medo ou a sensação de ameaça.
-
O cão pode ficar no carro se a janela ficar um pouco aberta
Mentira. Em condições climáticas adversas, os cães podem sofrer graves problemas de saúde por serem deixados num carro muito quente ou frio. Em situações climáticas extremas, não deixe o seu cão no carro nem que seja só “num instante”. Pode acontecer ficar retido na loja, por algum motivo. Tal como uma criança, um cão não deve ser deixado sozinho num carro.
-
Os gatos são pouco sociáveis
Mentira. Os gatos são animais mais independentes, mas aproximam-se quando querem receber mimos, por exemplo. A associação entre independência e negatividade é frequente, mas não é necessariamente verdadeira. O nível de sociabilidade é uma caraterística individual de cada animal.
-
Gatos são apegados à casa, não aos donos
Mentira. Os gatos podem ser bastante apegados aos donos, mas acima de tudo gostam de rotina e cada mudança pode levar a momentos de stresse, mesmo que seja apenas a alteração da disposição de um móvel.
-
Ronronar é sinal de felicidade
Mentira. Acima de tudo, o ronronar é uma forma de mostrar sentimentos. Além de felicidade, o ronronar pode representar medo ou dor. É necessário avaliar os sinais clínicos do gato, como a posição dos bigodes e das orelhas, e verificar se tem as pupilas dilatadas. Caso tudo esteja normal, é porque o seu gato está a apreciar o momento.
-
O movimento de “amassar pão” é prazeroso para o gato
Verdade. Este comportamento felino remete ao movimento de ordenha feito sobre a mãe para estimular a saída do leite. É um momento de aconchego para o seu pet.
-
Os gatos caem sempre de pé
Verdade. Os gatos precisam de uma altura mínima de trinta centímetros para girar o corpo: acima dessa altura, conseguem corrigir a postura para caírem sempre sobre as patas. A habilidade é explicada devido a fatores biológicos e físicos, que são ativados em segundos. Apesar desta habilidade, tal não significa que não se magoem nas quedas.