- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

DGAV associa-se à semana para a sensibilização das resistências aos antimicrobianos

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV [1]) associou-se à celebração da semana mundial para a sensibilização das resistências aos antimicrobianos [2] (18 a 24 de novembro). Em notícia do site [3], a entidade apela à cadeia interveniente desde o processo de fabrico até à utilização de medicamentos veterinários contendo antimicrobianos “para a implementação de boas práticas”.

“A resistência aos antimicrobianos é um problema de saúde crescente na União Europeia e a nível mundial. Devido à complexidade, à dimensão transfronteiriça e ao elevado custo económico inerente, este problema de saúde pública à escala mundial, que afeta a sociedade no seu conjunto, requer uma ação intersetorial em consonância com a abordagem ‘Uma só saúde’”, nota a DGAV.

 

O tema das celebrações deste ano é “Spread Awareness, Stop Resistance/ Espalhe a consciência, pare a resistência”, onde são convidadas as partes interessadas na ‘Uma Só Saúde’ a serem os veículos da sensibilização sobre a Resistência Antimicrobiana (AMR), encorajando as melhores práticas para o combate na disseminação de infeções resistentes a antimicrobianos.