- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Cristina Rodrigues debate luto pelos animais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues, que deixou o PAN em meados deste ano, está a organizar um debate sobre o luto pelos animais de companhia, a decorrer na próxima segunda-feira (2 de novembro), pelas 19 horas, na sua página do Facebook.

Em comunicado enviado às redações, a deputada reconhece que, “atualmente, a legislação portuguesa, além de reconhecer a senciência dos animais, prevê normas específicas para a sua salvaguarda, regulando, inclusive, o direito de propriedade e obrigando o detentor a assegurar o bem-estar do animal, além de criminalizar os maus-tratos contra animais”.

Apesar disso, “a dor de perder um companheiro não humano parece não reunir consenso, mesmo entre aqueles que assumem gostar de animais e ter uma família multiespécie”, ressalva Cristina Rodrigues.

É sobre esta questão que irão debater os convidados Cristina Mascarenhas, advogada e pós-graduada em Direito dos Animais e em Direito da Criança e da Família; Sofia Gabriel, psicóloga clínica na MIND – Instituto de Psicologia Clínica e Forense; Sónia Miranda e Jorge Cid, vice-presidente do conselho diretivo e bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, respetivamente.

O evento decorre em direto na página do Facebook da deputada [1].