As marcas de beleza Dove e The Body Shop assinaram a Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) criada pela PETA, Cruelty Free Europe, Humane Society International (HSI), Eurogroup for Animals e a European Coalition to End Animal Experiments (ECEAE). Em comunicado, as marcas explicam que o objetivo é salvaguardar a cosmética livre de crueldade animal na Europa, após ameaças à proibição de testes em animais para fins cosméticos, imposta pela UE anteriormente.
Recorde-se que, em 2004, a União Europeia baniu os testes de cosméticos em animais. Anos mais tarde, em 2009, proibiu os testes de ingredientes de cosmética em animais e, em 2013, proibiu a venda de cosméticos testados em animais.
“No entanto, os recentes requerimentos de testes por parte da Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) destroem completamente estas proibições e ameaçam o progresso adicional que o Parlamento Europeu tem vindo a defender, corajosamente, desde 2018 – uma proibição global de todos os testes de cosméticos em animais até 2023”, explicam as entidades.
As organizações pelam a que os consumidores assinem a Iniciativa de Cidadania Europeia, que exige o seguinte à União Europeia:
- Proteger e fortalecer a proibição de testes em animais para fins cosméticos
- Transformar a regulação de químicos da UE
- Modernizar a ciência regulatória na UE
O objetivo final é conseguir 1 milhão de assinaturas em tempo recorde para uma Iniciativa de Cidadania Europeia, de forma a enviar uma mensagem clara.
Comentários das organizações
“Os inquéritos mostram que três quartos dos adultos nos estados-membros da UE concordam que os testes de cosméticos e respetivos ingredientes em animais são inaceitáveis em todas as circunstâncias, e 70% apoia um plano de eliminação progressiva de todos os testes em animais1. É triste que, uma vez mais, tenhamos de travar uma batalha que os cidadãos europeus pensavam já ter vencido”, consideram os vários grupos de proteção animal subscritores da iniciativa.
Já o Senior Director of Global Communications and Sustainability da Dove, Firdaous El Honsali, diz: “ Juntos com os nossos parceiros, The Body Shop e organizações de proteção animal de relevo, encorajamos tanto os nossos pares da indústria da beleza como o público em geral, a unirem a sua voz à luta para acabar com os testes em animais na UE, de uma vez por todas, assinando esta Iniciativa de Cidadania Europeia.”
Por sua vez, o Global CSR and Activism Director da The Body Shop International, Christopher Davis, acrescenta: “O nosso trabalho com os nossos parceiros de campanha Cruelty Free International, levou à proibição original da União Europeia em 2013. Hoje, apelamos à UE, que alberga o maior mercado de cosmética a nível mundial, que mantenha a sua promessa revolucionária”.