- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Controlo de doenças em animais pode ajudar cientistas a identificar próximas pandemias

Os pesquisadores da VetNow, uma empresa veterinária de telemedicina dos Estados Unidos, em parceria com cientistas do Zoológico Smithsonian, vão usar algoritmos para tentar antecipar possíveis casos de surtos e tentar combater futuras pandemias com origem em doenças zoonóticas.

O objetivo é treinar veterinários locais e que estes se conectem à plataforma da VetNow – composta por veterinários, epidemiologistas e especialistas em saúde pública –, na qual deverão introduzir os dados recolhidos de consultas para que os restantes membros da rede possam consultar possíveis ameaças.

Assim, se um animal de produção, ou outro, estiver doente e um veterinário local realizar uma consulta e recolher outras informações úteis, recorrendo a um kit desenvolvido pela VetNow – que é composto por um estetoscópio com bluetooth, microscópio digital, eletrocardiograma e uma ferramenta capaz de medir o nível de oxigénio no sangue dos animais – a informação deverá ser partilhada na plataforma, para que possa ser monitorizada.

Eventualmente, poderão até ser analisadas de forma remota amostras de sangue e proceder ao envio dos dados para a plataforma da VetNow.

A partir desta informação, os cientistas passam a poder analisar as informações em tempo real antes de oferecer um plano de tratamento. Além disso, os algoritmos desenvolvidos podem monitorar padrões de sintomas, diagnósticos e até tendências em determinados locais, o que poderá permitir a identificação de surtos