Quantcast
Animais de Produção

Agenda InsectERA quer colocar Portugal na vanguarda da indústria dos insetos

Um consórcio de 38 entidades, designado Agenda InsectERA, quer colocar Portugal na vanguarda da indústria dos insetos.

A Agenda InsectERA, um consórcio de 38 empresas e centros de investigação, quer colocar Portugal na vanguarda da indústria dos insetos. Em comunicado, o consórcio revela que para tal vai investir 57,4 milhões de euros, de forma a desenvolver a industrialização, comercialização e exportação de produtos inovadores à base de insetos.

A Agenda InsectERA pretende criar soluções para a área alimentar (animal e humana), indústrias da cosmética e dos bioplásticos, bem como para o setor da biorremediação, através da criação de soluções de valorização de resíduos orgânicos.

 

O investimento, a um horizonte de quatro anos, prevê alocar 25,6 milhões de euros a I&D e 29,5 milhões de euros em investimento produtivo, contemplando ainda montantes relevantes para recursos humanos, qualificação e internacionalização das organizações envolvidas e promoção dos resultados. O plano de investimento preconiza um financiamento próprio das organizações do consórcio de 19,3 milhões de euros.

A Agenda InsectERA prevê gerar cerca de 140 novos postos de trabalho e mais de 23 milhões de euros em receitas em 2025, ano de conclusão dos investimentos.

 

Entre os objetivos estão:

  • A criação três novas fábricas de produção de insetos;
  • Criar uma fábrica de produção de quitosano e de um centro logístico;
  • Investimentos com obras de construção ou adaptação, aquisição de equipamentos produtivos, incluindo sistemas de climatização, de processamento e de biodigestão, equipamentos de laboratório de controlo de qualidade, embalamento e instalação de painéis solares;
  • Atingir a industrialização de, pelo menos, 43 novos produtos e serviços à base de insetos para o mercado.

A Agenda InsectERA está estruturada em quatro eixos principais de atuação com objetivos definidos:

  • O eixo InFood – Mínimo de 13 novas linhas de produtos para alimentação humana;
  • O eixo InFeed – Mínimo de 5 novas linhas de produtos (rações) para alimentação animal;
  • O eixo InIndustry – Desenvolvimento e industrialização de quatro novas matérias-primas (quitosano, óleo de inseto, ácido láurico e extratos naturais de insetos) para indústrias de soluções farmacêuticas, cosmética e plástico, bem como um mínimo de nove produtos finais inovadores;
  • O eixo InBiorremediation – Ferramenta de biorremediação e solução para desafios ambientais, como a eliminação de efluentes pecuários e resíduos orgânicos urbanos, tem como meta investimentos em I&D e criação de um centro de investigação em biorremediação na Estação Zootécnica Nacional (INIAV).

Comentários das organizações do consórcio

 

De acordo com o porta-voz da Agenda InsectERA e CEO da Ingredient Odissey SA, Daniel Murta, “os insetos são uma solução que vem reforçar a sustentabilidade ambiental no setor agroalimentar, trazendo mais eficiência à cadeia de valor e maior respeito pela utilização de recursos naturais. Com o envolvimento de todo o setor agroalimentar poderemos colocar Portugal na vanguarda desta indústria”.

Já o Business Development Officer da INOVA+, Nuno Soares, considera que “a submissão do projeto no quadro do PRR representa uma janela de oportunidade para apostar em novos nichos e áreas de mercado com potencial disruptivo e aproximação aos países europeus pioneiros nesta área”.

 

O consórcio envolve três produtores de insetos em Portugal (Ingredient Odissey, Thunderfoods e The Cricket Farm Co.), a consultora de inovação tecnológica INOVA+, os laboratórios colaborativos B2E CoLab, Colab4Food, FeedInov CoLab e IPlantProject CoLab e as empresas Auchan, Mendes Gonçalves, Agromais, Silvex, Mesosystems, Sorga, Savinor, Nutrifarms, PetMaxi, Sensetest, Solfarco, entre outras.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?