- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Companhia é a principal razão que leva a adoção de um cão

Uma equipa do grupo de investigação e comportamento canino Dogs Trust levou a cabo um estudo [1] para investigar os principais motivos por detrás da adoção [2] de um cão. A principal razão, apontada por 79,4% dos atuais tutores e 87,8% dos potenciais tutores, foi a companhia.

De acordo com o Portalveterinaria [3], outra motivação com grande adesão foi aumentar a prática de exercício, com 48,2% dos atuais tutores e 69,7% dos potenciais tutores a indicarem-no.

 

Os potenciais tutores eram mais propensos do que os atuais tutores a indicar que eram motivados pela maioria das opções de resposta ao inquérito oferecidas (incluindo companheirismo para si ou para outros adultos em casa, ajudar um cão em necessidade, mudanças de estilo de vida e experiências anteriores de conhecer cães).

A análise temática dos dados qualitativos confirmou a importância destas motivações e identificou três temas gerais: motivação auto-relacionada, motivação social e motivação positiva relacionada com o cão.

 

O estudo envolveu 8 mil e 50 tutores e 2 884 potenciais. Os tutores atuais foram questionados sobre a aquisição do seu cão mais recente, enquanto os potenciais tutores eram questionados sobre as suas aspirações de possuir um cão. Foram recolhidos dados qualitativos adicionais através de entrevistas semi-estruturadas com os atuais (n = 166) e potenciais (n = 10) tutores.