Quantcast
Animais de Companhia

Cientistas apelam para ‘Uma Só Saúde’ de forma a proteger contra aumento da temperatura

12 especialistas reforçaram a importância de “Uma Só Saúde” para proteger animais e tutores contra o impacto do aumento da temperatura.

Os especialistas médico-veterinários europeus presentes no painel da MSD Animal Health sobre “Uma Só Saúde” reforçaram a importância desta abordagem para proteger os animais de companhia e os seus tutores contra o impacto da alteração das estações do ano e o aumento da temperatura, informa a empresa, em comunicado.

No painel de discussão virtual foram também abordadas orientações práticas para os médicos veterinários locais. A médica veterinária e técnica de animais de companhia na MSD Animal Health Portugal, Inês Barbosa, afirmou que: “Foi identificada, por todos os intervenientes, uma necessidade premente de disponibilizar materiais educativos sobre o impacto da alteração das estações do ano na saúde dos animais de companhia. Por exemplo, é importante dar a conhecer a importância de proteger os animais de companhia dos parasitas externos, de acordo com a realidade do local onde vivem”. “As carraças, são parasitas que conseguem manter a sua atividade quando a temperatura se encontra acima dos 7ºC, o que implica que no nosso País possam, em algumas regiões, estar ativas durante todo o ano”, exemplifica.

A MSD Animal Health recorda que os parasitas estão a tornar-se mais ativos ao longo de todo o ano, especialmente com temperaturas mais quentes, aumentando a ameaça tanto de doenças novas como de doenças já estabelecidas.

“O aumento da temperatura permite que os parasitas se espalhem mais rapidamente pela Europa, o que cria novos riscos de doenças para os seres humanos e animais, tais como a Babesiose, a Anaplasmose ou a Doença de Lyme”, afirma a empresa.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?