- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Células do cordão umbilical canino melhora recuperação em pacientes com luxação patelar

Um dos tratamentos para a luxação patelar [1] em cães envolve a reconstrução do sulco troclear. No entanto, o prognóstico desta intervenção é considerado fraco devido a danos nas cartilagens e inflamação secundária. De acordo com um estudo divulgado pelo Portalveterinaria [2], a injeção intra-articular de células-mães do cordão umbilical canino (UC-MSC) após o tratamento ajuda a aliviar a dor e promove a reparação de defeitos ósseos.

Para estudar o efeito de reparação, o estudo incluiu dez cães saudáveis caniche com idades compreendidas entre os 12 e os 18 meses e com um peso entre quatro a seis kg submetidos a cirurgia e divididos aleatoriamente em dois grupos:

 

O efeito terapêutico da UC-MSC foi estudado por testes sanguíneos rotineiros, deteção do índice de fator inflamatório, entre outros.

Os resultados mostraram que o número total de glóbulos brancos e neutrófilos no grupo de controlo foi significativamente maior do que no grupo de tratamento nos 7 dias e 21 dias após a operação (P<0.05).

 

Durante os dias de estudo, não se registaram alterações significativas nos níveis IL-6, MMP-13 e TGF-β1 entre o grupo de controlo e o grupo de tratamento.

O grupo de tratamento mostrou pouca sensação de dor, marcha estável e recuperação rápida da força muscular no joelho.

 

Futuramente, pretende-se explorar a dose e a frequência da terapia com base nas múltiplas vantagens dos UC-MSCs e no mecanismo de reparação de cartilagens em cães.