Um dos tratamentos para a luxação patelar em cães envolve a reconstrução do sulco troclear. No entanto, o prognóstico desta intervenção é considerado fraco devido a danos nas cartilagens e inflamação secundária. De acordo com um estudo divulgado pelo Portalveterinaria, a injeção intra-articular de células-mães do cordão umbilical canino (UC-MSC) após o tratamento ajuda a aliviar a dor e promove a reparação de defeitos ósseos.
Para estudar o efeito de reparação, o estudo incluiu dez cães saudáveis caniche com idades compreendidas entre os 12 e os 18 meses e com um peso entre quatro a seis kg submetidos a cirurgia e divididos aleatoriamente em dois grupos:
- Grupo de tratamento (n=5): 1 ml de suspensão anérgica UC-MSC (106 células/kg) foi injetado na cavidade articular nos dias 0, 7 e 14 após a cirurgia.
- Grupo de controlo (n=5): 1 ml de soro fisiológico foi injetado como um controlo negativo.
O efeito terapêutico da UC-MSC foi estudado por testes sanguíneos rotineiros, deteção do índice de fator inflamatório, entre outros.
Os resultados mostraram que o número total de glóbulos brancos e neutrófilos no grupo de controlo foi significativamente maior do que no grupo de tratamento nos 7 dias e 21 dias após a operação (P<0.05).
Durante os dias de estudo, não se registaram alterações significativas nos níveis IL-6, MMP-13 e TGF-β1 entre o grupo de controlo e o grupo de tratamento.
O grupo de tratamento mostrou pouca sensação de dor, marcha estável e recuperação rápida da força muscular no joelho.
Futuramente, pretende-se explorar a dose e a frequência da terapia com base nas múltiplas vantagens dos UC-MSCs e no mecanismo de reparação de cartilagens em cães.