Medicina Veterinária

Carreira especial de inspeção veterinária aprovada pelo Governo

Carreira especial de inspeção veterinária aprovada pelo Governo

Foi esta quinta-feira (4 de abril) aprovada na generalidade, em Conselho de Ministros, a criação da carreira especial de inspeção veterinária.

Esta carreira especial, criada sob proposta conjunta do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e do Ministério das Finanças, “vem dar resposta a uma aspiração da classe médico-veterinária e de diferentes sindicatos do sector, que conta já com mais de duas décadas”.

Numa nota enviada às redações, o Ministério da Agricultura explica que “o objetivo da criação desta carreira passa pela valorização da atividade de inspeção veterinária e dos seus profissionais, de importância fundamental para assegurar o funcionamento do mercado e garantir a segurança da atividade dos matadouros. A atividade inspetiva veterinária dá resposta às imposições legais decorrentes da aplicação da legislação comunitária e a nova carreira permitirá assegurar o funcionamento do setor de abate de acordo com as respetivas necessidades e especificidades.”

A carreira especial de inspeção veterinária permite também estruturar o exercício das funções de inspeção veterinária de forma equiparada a outras carreiras inspetivas e “dá resposta às imposições legais decorrentes da aplicação da legislação comunitária”.

Recorde-se que no ano passado, os trabalhadores da Inspeção Sanitária da Direção Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) fizeram várias greves para exigir a melhoria das condições de trabalho, reclamar a criação da carreira especial de inspetor sanitário e o fim do processo de municipalização da inspeção sanitária.