Um novo estudo do Royal Veterinary College revelou que os bulldogs ingleses possuem o dobro dos problemas de saúde quando comparados a outros tipos de cães. Dessa maneira, os especialistas alertam aos tutores que estes devem “parar e pensar” antes de comprar ou adotar um cão desta raça, nota a revista Visão.
Os veterinários e autores do estudo compararam a saúde de mais de dois mil bulldogs com as amostras de mais de 22 mil cães de outras raças para retirarem informações sobre todos os distúrbios registados em cada cão durante um único ano. No geral, os bulldogs ingleses tinham o dobro da probabilidade de ter um ou mais distúrbios do que outros cães – dos 43 problemas identificados, esta raça tende a sofrer de 24 destes (55,8%).
As queixas de saúde mais comuns foram infeções nas dobras da pele (38 vezes mais provável do que em outros cães), um distúrbio ocular conhecido como olho de cereja (26 vezes mais provável), protrusão da mandíbula inferior (24 vezes mais provável) e problemas respiratórios (19 vezes mais provável).
“Uma abordagem colaborativa para lidar com essas questões é crucial. Devemos continuar a trabalhar em conjunto com criadores, veterinários e organizações de bem-estar para reduzir e, finalmente, eliminar os problemas de saúde enfrentados pelas raças, bem como reduzir a procura em massa desses cães”, considera o responsável pelo departamento de Saúde e Bem-Estar do The Kennel Club, Bill Lambert.