A American Association of Feline Practitioners (AAFP) lançou a atualização deste ano do Feline Senior Care Guidelines, que pretende ser uma atualização completa das diretrizes de cuidados seniores em gatos da AAFP de 2009, informa a associação, em nota do site. A AAFP pretende com as diretrizes informar sobre os mais recentes avanços na medicina felina em relação ao envelhecimento do gato.
“Os profissionais veterinários são encorajados a usar as Feline Senior Care Guidelines 2021 para melhorar a sua avaliação e tratamento das condições médicas associadas à idade e fornecer orientação aos tutores para que sejam incluídos na equipa de cuidados de saúde do seu gato”, afirmou a copresidente da Task Force, Hazel Carney.
As orientações detalham discussões específicas sobre como a qualidade de vida e a qualidade de vida relacionada com a saúde impactam o envelhecimento do gato. No documento, pede-se aos médicos veterinários que considerem quatro orçamentos de cuidados ao fazer planos de tratamento: financeiro, tempo, emocional e físico. O peso de cada um destes orçamentos variará para cada cuidador e é importante reconhecê-lo quando se tem de tomar decisões.
As diretrizes detalham questões comuns no envelhecimento dos gatos, incluindo a gestão da dor, a gestão nutricional e do peso, doenças e condições, qualidade de vida e decisões de fim de vida. O novo conceito emergente de fragilidade é introduzido nestas orientações e como os profissionais podem incorporá-lo na avaliação dos gatos seniores.
Pode consultar as diretrizes aqui.