A aquacultura converteu-se no setor de produção animal que oferece maiores oportunidades para os futuros médicos veterinários, profissionais-chaves para cobrir a parte técnica e científica do setor, nota o Portalveterinaria.
Nos últimos cinco anos, o setor em Espanha aumentou a sua produção em mais de 6%, ultrapassando as 300 mil toneladas por ano, o que o coloca como o principal país produtor na União Europeia, de acordo com dados da Asociación Empresarial de Acuicultura de España (APROMAR).
Do mesmo modo, a aquacultura é salientada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) como um dos principais instrumentos no que diz respeito à cobertura de uma grande parte das necessidades alimentares previstas até 2050.
Com o seu trabalho na atividade da aquacultura, os médicos veterinários desempenham as funções de proteger a saúde e o bem-estar dos animais, bem como a proteção da saúde dos consumidores através do controlo de possíveis zoonoses.
Para o efeito, entre as suas principais tarefas estão o desenvolvimento de planos de vacinação, prevenção e contingência para doenças de acordo com as características de cada exploração, bem como a responsabilidade do diagnóstico e prescrição de tratamentos.