A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET) considerou a escassez de vacinas e outros medicamentos veterinários como algo que é esperado ser ultrapassado no “curto prazo ou se revistam de uma natureza pontual”. Em comunicado, a associação explica que, para tal, contribuiu os planos desenvolvidos pela indústria farmacêutica veterinária para robustecer o fornecimento.
Para as dificuldades de abastecimento, contribuíram vários fatores como, por exemplo, o esforço no desenvolvimento e produção de vacinas contra a covid-19 em tempo recorde, condicionando a disponibilidade de materiais comuns ao setor humano e veterinário. Além disso, os vários confinamentos e a pandemia atrasaram e condicionaram a produção e o fabrico de determinados componentes em diversas áreas (p.ex. materiais de acondicionamento e seringas).
“O esforço conjunto dos vários stakeholders permitiu ainda assim o abastecimento em situações de prioridade de forma a atender a saúde e o bem-estar dos animais”, considerou a APFIVET.
A APIFVET representa cerca de 90% da indústria farmacêutica de medicamentos veterinários, tendo como um dos objetivos ser uma voz autónoma e interventiva em todas as áreas relativas ao medicamento veterinário.