Quantcast
Médicos Veterinários

APIFVET alerta para a importância da vacinação animal

No âmbito do Dia Mundial da Vacinação Animal (20 de abril), a APIFVET lembra a importância da vacinação animal.

No âmbito do Dia Mundial da Vacinação Animal (20 de abril), a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET) lembra a importância da vacinação animal, uma vez que existem doenças que afetam animais e humanos.

Em comunicado, a APIFVET recorda que face a esta situação surgiu o conceito “One Health”, uma abordagem que engloba a saúde humana, animal e ambiental, juntamente com a adoção de políticas públicas para prevenção e controlo de doenças.

A associação alerta para a importância da existência de planos de vacinação anuais, uma vez que impedem surgimento de zoonoses (doenças transmissíveis entre animais e humanos), como a gripe, brucelose e a raiva, e permitem a diminuição do uso de medicamentos. Por exemplo, a APFIVET lembra que, através do plano de vacinação animal, Portugal foi um dos primeiros países a conseguir controlar a raiva.

“A medicina veterinária está habituada a controlar pandemias e muitos dos conhecimentos da saúde animal foram aproveitados nesta emergência mundial”, afirmou o presidente da APIFVET, Jorge Moreira da Silva. “Inclusivamente, um laboratório europeu de medicina veterinária converteu parte da sua capacidade para o desenvolvimento de uma vacina para a saúde humana no âmbito da covid-19”, acrescentou.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?