- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

AnimalhealthEurope afirma que vacinação animal deveria ser prioridade europeia

No âmbito do Dia Mundial da Vacinação Animal e da entrada em vigor no dia 21 de abril da nova regulação europeia sobre doenças animais transmissíveis, a AnimalhealthEurope [1] afirma que a vacinação é importante para a prevenção e controlo de doenças animais. A AnimalhealthEurope representa os fabricantes de medicina veterinária, vacinas e outros produtos de saúde animal na Europa.

Em comunicado [2], a associação apela para que a União Europeia continue a apoiar a criação de vacinação [3], incentivando o desenvolvimento de instrumentos e infraestruturas que apoiem a deteção precoce, a identificação dos animais e a prevenção da propagação de doenças, nomeadamente através da flexibilidade regulamentar em caso de surtos.

Entre outros dos apelos está a promoção e apoio à aceitação pública de medidas preventivas em explorações como a biossegurança e a vacinação.

Para a secretária-geral da AnimalhealthEurope, Roxane Feller, “trabalhar em conjunto com as autoridades para garantir uma melhor preparação para identificar e controlar as doenças no futuro é uma prioridade para a indústria da saúde animal”.

A associação lembra que a Comissão Europeia está neste momento a preparar regulação adicional para o uso de medicamentos veterinários para o controlo de doenças, com especial ênfase nas vacinas. Em complemento às novas regras relativas aos medicamentos veterinários (2019/4), haverá ainda novos regulamentos de delegação e implementação sobre a gestão dos bancos de vacinas e a sua utilização.

Um estudo recente encomendado pela AnimalhealthEurope em oito países europeus mostrou também uma crescente consciência da importância da vacinação dos animais, com 69% a concordarem que os animais de produção devem ser vacinados regularmente.