No âmbito do Dia Mundial da Vacinação Animal e da entrada em vigor no dia 21 de abril da nova regulação europeia sobre doenças animais transmissíveis, a AnimalhealthEurope afirma que a vacinação é importante para a prevenção e controlo de doenças animais. A AnimalhealthEurope representa os fabricantes de medicina veterinária, vacinas e outros produtos de saúde animal na Europa.
Em comunicado, a associação apela para que a União Europeia continue a apoiar a criação de vacinação, incentivando o desenvolvimento de instrumentos e infraestruturas que apoiem a deteção precoce, a identificação dos animais e a prevenção da propagação de doenças, nomeadamente através da flexibilidade regulamentar em caso de surtos.
Entre outros dos apelos está a promoção e apoio à aceitação pública de medidas preventivas em explorações como a biossegurança e a vacinação.
Para a secretária-geral da AnimalhealthEurope, Roxane Feller, “trabalhar em conjunto com as autoridades para garantir uma melhor preparação para identificar e controlar as doenças no futuro é uma prioridade para a indústria da saúde animal”.
A associação lembra que a Comissão Europeia está neste momento a preparar regulação adicional para o uso de medicamentos veterinários para o controlo de doenças, com especial ênfase nas vacinas. Em complemento às novas regras relativas aos medicamentos veterinários (2019/4), haverá ainda novos regulamentos de delegação e implementação sobre a gestão dos bancos de vacinas e a sua utilização.
Um estudo recente encomendado pela AnimalhealthEurope em oito países europeus mostrou também uma crescente consciência da importância da vacinação dos animais, com 69% a concordarem que os animais de produção devem ser vacinados regularmente.