Quantcast
Médicos Veterinários

“A única maneira de prevenir ou limitar futuras pandemias é a ‘One Health’”

A OCV considera que “a única forma de antecipar e prevenir futuras pandemias como a covid-19 é trabalhar no quadro da One Health".

A Organización Colegial Veterinaria Española (OCV) considera que “a única forma de antecipar e prevenir futuras pandemias como a covid-19 é trabalhar no quadro da One Health“. O apelo foi feito no âmbito do Dia Mundial das Zoonoses, celebrado a 6 de julho, avança o Portal Veterinaria.

A OCV reivindica ainda o papel do médico veterinário como perito na gestão das zoonoses, uma vez que é o maior conhecedor dos métodos de prevenção e contenção destas doenças.

“A prevenção de doenças nos animais não só protege a sua saúde e bem-estar, como é um dos passos mais eficazes que podemos tomar para salvaguardar a saúde das pessoas”, diz a organização, que considera que não se pode ignorar a ligação da saúde humana ao ambiente que a rodeia.

A raiva, a brucelose, a tuberculose, a covid-19, o ébola e a salmonela são algumas das doenças animais a que o ser humano é sensível. Segundo a OCV, mais de 60% das doenças infeciosas de que as pessoas sofrem são zoonoses.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?