Quantcast
Animais de Companhia

A que é que cheira a comida que o seu cão quer comer?

Investigadores da Universidade de Jiangnan, na China, identificaram os compostos aromáticos na comida para cães mais atrativos para os caninos. A análise foi realizada num estudo-piloto publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, da Sociedade Química Americana, nos EUA.

Tal como acontece com os humanos, a palatabilidade canina depende da aparência, odor, sabor e textura de um alimento.

Enquanto estudos anteriores sugeriram que o odor é especialmente importante para os cães, esta nova pesquisa identificou compostos de aroma específicos que atraem os cães. Contudo, ainda não foi possível definir se estes influenciam a prontidão com que o cão come o alimento.

Para identificar os principais compostos aromáticos em seis alimentos para cães e correlacionar os compostos com a ingestão dos alimentos pelos cães, os investigadores começaram por alimentar seis beagles adultos com um dos seis alimentos durante uma hora, registando quanto é que os cães comiam.

A ingestão de três dos alimentos era duas a quatro vezes superior à dos outros três alimentos. Utilizando a espectrometria de massa, os investigadores descobriram que 12 moléculas de aroma voláteis estavam correlacionadas, positiva ou negativamente, com a ingestão dos seis alimentos por parte destes cães.

Depois, os investigadores adicionaram cada composto de aroma a um alimento inodoro e deixaram os beagles escolher entre os alimentos que continham um dos compostos e o próprio alimento inodoro. A partir destas experiências, a equipa verificou que os cães preferiam alimentos que continham (E)-2-hexenal (que os humanos associam a um odor desagradável e gordo), 2-furfuriltiol (sulfúrico, torrado, cheiro a fumo) e 4-metil-5-tiazoleetanol (odor a carne).

Em contraste, os cães não se preocuparam com alimentos com (E)-2-octenal (um odor desagradável e gorduroso ligeiramente diferente).

Apesar de os testes terem sido realizados com um número reduzido de animais e apenas numa raça, estes resultados podem ajudar os fabricantes de alimentos para cães no desenvolvimento de alimentos.