Quantcast
Animais de Companhia

349 crimes de abandono animal já foram registados este ano 

A PSP e a GNR revelaram que já registaram 349 crimes de abandono animal este ano, até julho, sendo menos que os do período homólogo.

A PSP e a GNR revelaram que já registaram 349 crimes de abandono animal este ano, até julho. No caso da PSP foram registados 152 casos e no da GNR 197, avança o Jornal de Notícias.

Os valores deste ano são menores que aos do igual período de 2020. No caso da PSP, no ano anterior tinham-se registado 176 situações de abandono. A nível dos casos de maus-tratos a PSP reporta ainda que este ano foram 319 e em 2020, nos primeiros sete meses do ano, tinham existido 335 crimes.

Em declarações ao jornal, a provedora do Animal, Laurentina Pedroso, declarou que os dados estão subvalorizados, porque o abandono é maior do que o formalmente identificado e que chega a ser denunciado como crime. É a ponta de um icebergue”.

Esta semana, o PAN falou em 30 mil animais abandonados todos os anos. Em declarações à Rádio Comercial, a associação SOS Animal afirma que este número é impossível de confirmar.

A presidente da associação, Sandra Duarte Cardoso, adianta ainda não saber onde o partido foi buscar este valor e estima que o número final seja bastante superior.

A SOS Animal criticou ainda a inexistência de dados oficiais sobre os números de animais abandonados em Portugal a cada ano.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?