- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

2021 WSAVA One Health Award reconhece trabalho de combate à raiva

O médico veterinário indiano Thinlay N. Bhutia é o vencedor do 2021 WSAVA One Health Award [1]. Em comunicado, a World Small Animal Veterinary Association (WSAVA [2]) nota que o profissional foi reconhecido pelo seu trabalho em criar, no seu estado natal de Siquim, uma localidade com a raiva [3] controlada.

Thinlay N. Bhutia iniciou a sua carreira como médico veterinário estatal na Índia e coordenador do programa do primeiro programa estatal para controlar a raiva – o Sikkim Anti-Rabies and Animal Health (SARAH) Division. Este programa defende o tratamento humano dos animais, ao mesmo tempo que se foca na esterilização, vacinação contra a raiva e educação comunitária como medidas de controlo.

 

Neste papel, o responsável ajudou a acabar com o tiroteio em massa de cães errantes, tendo colaborado com a Vets Beyond Borders e a Fondation Brigitte Bardot para introduzir a prática da esterilização.

Como resultado do seu trabalho, o estado de Siquim está quase livre de mortes por raiva humana desde 2006, com apenas quatro casos humanos não confirmados que surgiram em 2016-2018.

 

“O dr. Bhutia e a equipa da SARAH trabalharam incansavelmente para alcançar os seus objetivos e o seu corpo de trabalho na região alinha-se perfeitamente com o espírito do WSAVA One Health Award, pois serve como um excelente exemplo para outros seguirem em áreas endémicas da raiva, em todo o mundo”, comentou o presidente do WSAVA One Health Committee, Michael Lappin.

Por sua vez, Thinlay N. Bhutia considerou que “a abordagem One Health, iniciada como um conceito, deveria agora ser um movimento em todos os setores e no mundo. É evidente que a mão-de-obra veterinária atua como uma ‘primeira linha de defesa’ na prevenção, contenção e erradicação eficazes de inimigos invisíveis, como doenças zoonóticas”.