Comportamento Animal

Desmame precoce pode influenciar agressividade em gatos

Desmame precoce pode influenciar agressividade em gatos

O desmame precoce dos gatos pode levar a comportamentos de agressividade. A conclusão é de um estudo que indica que os gatos que fazem o desmame antes das oito semanas têm maiores probabilidades de se tornarem agressivos.

Para chegar a esta conclusão, os autores do estudo publicado na revista científica Nature recolheram dados junto de donos de 5726 gatos de 40 raças diferentes. Os resultados indicam que aqueles que fizeram o desmame antes das oito semanas de idade tinham também maior risco de revelarem comportamentos agressivos.

Os gatos que fizeram o desmame depois das 14 semanas, por sua vez, revelaram menor probabilidade de manifestar agressividade e comportamentos estereotipados como excesso de cuidados de higiene que foram detetados em gatos que fizeram o desmame às 12 semanas

Além disso, de acordo com os investigadores, o desmame precoce pode levar a uma diminuição do bem-estar mental do animal, pelo que fazer o desmame na altura mais adequada pode ser uma das melhores medidas para melhorar o bem-estar dos gatos domésticos, sugerem.