Saúde

Obesidade humana e animal devem ser abordadas numa perspetiva ‘One Health’

gato gordo

A obesidade é considerada uma das maiores epidemias do século XXI, afetando tanto pessoas como animais, e de acordo com dois artigos científicos recentemente publicados, o desenvolvimento de soluções para a doença poderia beneficiar muito de uma perspetiva ‘One Health’.

Os estudos foram publicados na revista científica Journal of Comparative Pathology e defendem um estudo colaborativo entre a medicina humana e a medicina veterinária para encontrar soluções para a obesidade.

De acordo com o Argos Portal Veterinária, os investigadores defendem que uma das estratégias que pode ser mais bem-sucedida na luta contra esta epidemia é uma comunicação fluída entre os responsáveis de saúde humana e os responsáveis de saúde animal, numa abordagem ‘One Health’, que tem sido, aliás, defendida por muitos investigadores.

Os cientistas referem também, no que diz respeito à saúde humana, que a comunicação deve estar centrada nos benefícios da atividade física como parte essencial de um estilo de vida saudável. Por outro lado, referem que no caso dos animais, os programas de perda de peso devem também incluir uma mudança no seu estilo de vida que implique a prática de exercício físico.

Importa referir que a investigação da obesidade em cães e gatos está também a servir para saber mais sobre esta doença em humanos. De acordo com os autores dos estudos agora publicados, o estudo desta doença nos animais pode trazer enormes vantagens para a saúde humana.

Saiba mais aqui e aqui.