Animais de Produção

Veterinários portugueses querem criar ovelhas Suffolk no Algarve

Dois médicos veterinários começaram a produzir ovelhas da raça Suffolk, uma espécie autóctone do Reino Unido. De acordo com o regional Barlavento, o sonho dos portugueses Clarisse Breda e José Leitão, ambos médicos veterinários na clínica GuiaVet, é competir em Portugal e exportar ovinos desta raça para todo o mundo.

Segundo o semanário Algarvio, os dois médicos veterinários, com experiência em clínica de animais de companhia e de animais de produção, sempre gostaram das ovelhas da raça Suffolk

“Dado o nosso trabalho, temos contacto direto e próximo com os animais. Devido ao carácter e conformação anatómica, sempre tivemos especial empatia pela ovelha da raça Suffolk”, explica ao jornal José Leitão.

“São animais bastante dóceis e de fácil maneio. São muito robustas e de grande desenvolvimento corporal. A postura da cabeça e as orelhas são, sem dúvida, uma particularidade muito especial desta raça”, acrescenta a médica veterinária Clarisse Breda.

Recentemente, os médicos veterinários encontraram seis exemplares da raça na Irlanda do Norte que decidiram importar para Portugal, onde vão iniciar a criação com o objetivo de, em 2020, começar “a participar nos concursos de Suffolk que se realizam em Portugal, com os borregos que irão nascer em janeiro”, porque “apenas os animais nascidos em território nacional podem competir”, explicam.

Ao Barlavento, os médicos veterinários revelam ainda que o seu objetivo é serem reconhecidos e distinguidos como “os melhores criadores de Portugal” para depois iniciar a exportação de ovelhas desta raça para outros países.