Animais

Oceanário de Lisboa ‘acolhe’ tubarão-zebra

Oceanário de Lisboa ‘acolhe’ tubarão-zebra

O aquário central do Oceanário de Lisboa tem um novo residente – um tubarão-zebra. O tubarão-zebra é uma espécie que está ameaça na natureza e que integra um programa europeu para reprodução de espécies entre aquários e que pretende promover a conservação da natureza e a proteção da diversidade marinha.

De acordo com o Oceanário de Lisboa, este tubarão-zebra que agora habita no aquário nacional é proveniente de um ovo posto no Shedd Aquarium, em Chicago, que foi transferido para o aquário The Deep, em Inglaterra, onde nasceu, em dezembro de 2015. Chegou ao Oceanário de Lisboa em março de 2016, com apenas 340g e 45cm, onde a equipa de biólogos e veterinários têm acompanhado e monitorizado a sua evolução até à integração no aquário central, que só agora ocorreu.

Segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), “o tubarão-zebra é uma espécie em perigo de extinção. Este é utilizado fresco e seco para consumo humano e também como farinha de peixe. O seu fígado é processado como vitaminas e as barbatanas, quando secas, utilizadas para comércio. A pressão da pesca constitui por isso uma ameaça constante para esta espécie.”