Segurança alimentar

Novo equipamento do Laboratório de Veterinária dos Açores já está a ser testado

Já se encontra em fase de testes o novo equipamento do Laboratório Regional de Veterinária (LRV), em Angra do Heroísmo, nos Açores, um investimento superior a 300 mil euros que pretende reforçar o serviço desta instituição até ao final do ano. O anúncio foi feito ontem, dia 22 de outubro, pelo secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, à margem de uma visita ao LRV.

“O novo equipamento está agora em fase de testes e prevê-se que entre em funcionamento até ao final do ano, dado que ainda decorrerá um período de formação dos técnicos do Laboratório”, disse João Ponte, citado pelo portal Agricultura e Mar Actual. Em causa está um sistema de cromatografia líquida de ultra alta performance com espectrometria de massa tandem (UHPLC – MS/MS) que permitirá implementar nos Açores uma nova metodologia de análise de moléculas nas áreas de controlo de resíduos de contaminantes ambientais, entre os quais cloratos e percloratos, e de medicamentos veterinários em animais e produtos de origem vegetal.

No ano passado, o Laboratório Regional de Veterinária realizou mais de 1,2 milhão de análises, que são fundamentais para a implementação de planos obrigatórios de vigilância e sanidade e segurança alimentares.

A entidade conta atualmente com 71 funcionários.