Bem-estar animal

George Stilwell publica livro sobre ‘Bem-Estar em Ruminantes’

George Stilwell publica livro sobre ‘Bem-Estar em Ruminantes’

George Stilwell prepara-se para publicar um novo livro intitulado ‘Bem-Estar em Ruminantes’. De acordo com o autor, trata-se de uma obra que alerta para o papel dos médicos veterinários na avaliação e na defesa do bem-estar dos ruminantes domésticos. O objetivo principal é “contribuir para o conhecimento e para o desenvolvimento da ciência do bem-estar animal e das boas práticas na produção de ruminantes, no sentido de promover uma pecuária sustentável e aceitável à luz das exigências éticas de uma sociedade moderna”.

O livro, que pretende ser uma ferramenta de consulta e reflexão, vai abordar temas como: História da relação do Homem com os animais de produção; a visão do bem-estar animal pela sociedade atual e, particularmente, pelos consumidores; Relembrar os mecanismos e como se avaliam e controlam a dor e o stresse como dois dos fatores que maior impacto têm no bem-estar animal; Descrever e sugerir formas de avaliar o bem-estar animal a nível das explorações de pecuária; Identificar os principais problemas de bem-estar em explorações e no transporte de ruminantes e sugerir boas-práticas destinadas a prevenir ou combater as ameaças mais importantes; Rever métodos de eutanásia, de forma a garantir o bem-estar mesmo à beira da morte.

O médico veterinário George Stilwell tem exercido toda a sua atividade em clínica de ruminantes. Como investigador desenvolveu estudos na área da saúde e bem-estar animal, e em particular do maneio da dor, tendo obtido o seu doutoramento em 2009 com o tema ‘Avaliação e controlo da dor após intervenções dolorosas em bovinos’.

Foi também coordenador nacional do projeto AWIN-Animal Welfare Indicators para cabras de leite (2011-2015) e membro de diversos grupos de trabalho da EFSA e da ASAE, assim como consultor de explorações e empresas ligadas ao sector leiteiro, para a área de saúde e bem-estar de ruminantes.

Atualmente coordena o Laboratório de Investigação em Comportamento e Bem-estar Animal do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (FMV-ULisboa).