Animais

Companhia das Lezírias vai entregar alimentação aos animais de Mação

Companhia das Lezírias vai entregar alimentação aos animais de Mação

A Companhia das Lezírias vai entregar alimentação para os animais do concelho de Mação, que foi fustigado pelos incêndios. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Agricultura explica que se trata de “um ato de solidariedade para com os produtores pecuários da região”, que deverão solicitar o acesso a esta alimentação junto da autarquia.

Estão também neste momento em curso as operações de delimitação das áreas atingidas pelos incêndios que ocorreram durante os meses de julho e agosto. Assim que estiverem concluídas, o Governo publicará a portaria que define as condições de apoio aos agricultores atingidos nas freguesias cujo território tenha sido percorrido por incêndios em mais de 30% da sua extensão.

“Os apoios, enquadrados na medida 6.2.2. Restabelecimento do potencial produtivo, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020, terão como limite mínimo 100 euros e serão financiados 100% a fundo perdido para valores até 5000 euros. Para valores acima de 5000 euros, o financiamento será de 100% para os primeiros 5000 euros e de 50% para o valor remanescente”, explica o Ministério da Agricultura.

Os apoios destinam-se a compensar perdas no potencial produtivo em maquinaria, equipamentos, instalações agrícolas, animais e culturas permanentes.