Equinos

Cavalos que parecem desenhos-animados: nova polémica na reprodução animal

Cavalos que parecem desenhos-animados: nova polémica na reprodução animal

A tendência de criar animais mais atraentes colocando em risco a sua saúde e bem-estar já chegou aos equinos. A polémica estalou depois de ter surgido na Internet a imagem de um cavalo Colt Árabe criado numa quinta em Ellensburg, nos EUA, com um perfil côncavo semelhante aos cavalos de desenhos animados e já mereceu um alerta de várias associações de médicos veterinários em todo o mundo.

Doug Leadley, Farm Manager da Orrion, o criador de cavalos responsável pelo animal que está a causar polémica, explicou em entrevista ao Veterinary Record “que não existe perfeição, mas acho que este cavalo está muito próximo da perfeição”. De acordo com o responsável, o animal foi reproduzido de forma a atingir esta aparência, aparentemente popular entre criadores e treinadores de cavalos desta raça.

De acordo com os especialistas de equinos ouvidos pela publicação, devido à configuração da cabeça, o cavalo poderá ter dificuldades em respirar e até em realizar atividades de locomoção normais, devido às dificuldades em respirar normalmente.

Tim Greet, da Rossdales Veterinary Service, refere que à publicação que o facto de se estar a fazer isto a animais leva a situação “para um nível de ridículo”, já que este tipo de deformação pode ser pior para um cavalo do que é para um cão.

Já Roly Owers, médico veterinário de equinos e CEO da World Horse Welfare, defende que “pode afetar de forma severa as gerações futuras e se não existir uma restrição nas vias aéreas deste animal em particular deverá existir nas gerações futuras”.