Animais de produção

Bill Gates vai investir 40 M$ para criar uma ‘super vaca’

Bill Gates vai investir 40 M$ para criar uma ‘super vaca’

Bill Gates, que para além de um dos homens mais ricos do mundo é também um dos mais importantes filantropos, anunciou o mais recente projeto da Fundação Bill and Melinda Gates. A organização sem fins lucrativos vai investir cerca de 40 milhões de dólares nos próximos anos para criar…uma ‘super vaca’.

Sim, leu bem…Bill Gates quer desenvolver uma vaca mais saudável do que qualquer outro animal e que tenha a capacidade de suportar condições climatéricas extremas para, assim, produzir mais leite do que uma vaca ‘normal’ e garantir a subsistência das populações dos países em desenvolvimento do continente africano.

Este investimento será feito através de uma empresa escocesa especializada na investigação genética animal e em vacinas e medicamentos para animais de produção, a GALVmed, que será a responsável por desenvolver esta ‘super vaca’.

De acordo com Bill Gates, citado pelo britânico The Sun, o objetivo é que, através de modificação genética, seja possível selecionar o melhor dos genes dos bovinos europeus e africanos para criar um animal que permita às populações de países em desenvolvimento alimentarem-se nas quantidades necessárias. Os responsáveis pelo projeto explicam que as vacas da espécie Holstein produzem cerca de 19 litros por dia, enquanto as espécies africanas produzem apenas 1,6 litros por dia, sendo, no entanto, mais resistentes ao calor.

“Podemos ter uma vaca que é quatro vezes mais produtiva com a mesma e melhor capacidade de sobrevivência, podemos justificar isso nos impactos económicos e na saúde, mas atingiremos os dois fatores”, acredita Bill Gates.