Investigação

Agência governamental britânica recebe 100 mil dólares para criar vacina para a brucelose

Agência governamental britânica recebe 100 mil dólares para criar vacina para a brucelose

A Animal and Plant Health Agency (APHA), agência governamental do Reino Unido, foi premiada com 100 mil dólares no âmbito do AgResults’ Brucellosis Vaccine Prize. Estes fundos serão utilizados no desenvolvimento de uma vacina contra a brucelose em pequenos ruminantes.

De acordo com a publicação MRCVSonline, John McGiven, que irá liderar o projeto científico, refere que “durante muitos anos temo-nos focado em melhorar os métodos para o serodiagnóstico da brucelose e esta investigação mostrou-nos a direção para um novo tipo de vacina contra a brucelose”.

A brucelose é uma doença endémica em vários países desenvolvidos, afetando ruminantes e pequenos ruminantes, causando infertilidade, abortos e uma diminuição na produção de leite. As vacinas que existem atualmente no mercado podem ser uma boa forma de controlar os custos das explorações, contudo, não são seguras no caso de animais prenhes.

Os investigadores da Animal and Plant Health Agency pretendem agora desenvolver uma vacina que seja eficaz e segura, tanto para a saúde animal como para a saúde humana.