Investigação aponta alternativa à anestesia geral em cirurgia ortopédica

por Diogo Pereira 9 de Abril - 2012

O bloqueio dos nervos femoral e ciático, combinados com a administração intravenosa de propofol e dexmedetomidina, é uma alternativa à anestesia geral nas intervenções no membro posterior dos cães, segundo um estudo da Faculdade de Ciências de Medicina da Universidade de Cornell (EUA).

A equipa de investigação estudou o procedimento em dez cães, com um peso médio de 36 kg e três anos de idade. Os animais foram classificados como ASA I ou II, dependendo do exame físico e análise hematológica e bioquímica. Cada cão foi submetido a um bloqueio do nervo ciático e femoral, combinado com a inoculação intravenosa de uma solução de propofol (de 0,07 a 0,15 mg/kg/min) e dexmedetomidina (1 micrograma/kg/hora), avança o portal Argos.

Nenhum dos animais necessitou de anestesia geral, devido à estimulação cirúrgica e a um nível de sedação correto em todos os casos. O relaxamento do musculo no campo cirúrgico foi adequado e as condições de funcionamento foram as mesmas que sob anestesia geral.

Os autores do estudo concluíram que o método de anestesia local com a sedação descrita é uma alternativa “perfeitamente válida” à anestesia geral, para casos de cirurgia ortopédica.

Outras publicações do Grupo