Eventos

Divulgado programa do International Horse Summit em Alter do Chão

Prebióticos podem ser prejudiciais para os equinos

A vila de Alter do Chão, no Alentejo, vai receber, em abril de 2020, o Alter International Horse Summit (AIHS), um projeto que pretende analisar e debater a economia do cavalo nas suas diversas vertentes e que conta com vários oradores nacionais e internacionais.

“Será entre 14 e 16 de maio de 2020 que se materializarão os esforços de quase dois anos de trabalho para preparar aquele que julgamos ser um dos projetos equestres mais inovadores da Europa. A nossa principal missão passa por valorizar o cavalo, o nosso concelho e o País, assim como todos aqueles que dedicam a sua vida a este mundo fascinante”, disse Francisco Reis, presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, em comunicado enviado à redação da VETERINÁRIA ATUAL.

O evento tem confirmada a participação de vários oradores, com destaque para a coordenadora do maior circuito hípico da Europa, Teresa Blazquez, do equitador e tratador Paulo Caetano, do criador Pedro Ferraz da Costa e do especialista em medicina veterinária equina e ainda presidente da Fundación Llorca de Medicina y Cirugía Equina de la Comunidad Valencia, Miguel Llorca.

Durante os três dias da cimeira estarão presentes especialistas, stakeholders e representantes governamentais para debater assuntos do panorama equestre. As temáticas vão da economia ao desporto e competição, passando pela inovação tecnológica e empreendedorismo, investigação, saúde e tratamento ou o transporte e controlo entre países.

O primeiro dia do Alter International Horse Summit vai ser dedicado ao impacto socioeconómico do cavalo, no âmbito nacional e europeu, contando com a apresentação do primeiro Anuário da Economia do Cavalo em Portugal.

O segundo dia vai dividir-se entre o desporto e a tecnologia, com a análise dos apuramentos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e outros temas, como o controlo sanitário e a simplificação das Guias Internacionais.

O último dia do evento prevê um debate sobre a saúde do cavalo, que contará com vários especialistas e investigadores.

Durante o encontro serão também apresentados dois projetos lançados pelo AIHS que decorrerão ao longo do ano. O primeiro resulta da parceria com a Start Up Portugal, envolvendo um prémio destinado à rede de empreendedores nacional e internacional. O segundo acontecerá em parceria com a Ordem dos Médicos Veterinários e a Universidade de Évora, com o objetivo de apurar e premiar a investigação médico-veterinária equina.

Os bilhetes já se encontram à venda e os preços variam entre os 60 e os 385 euros, dependo do tipo de ingresso e do momento da compra.

O programa completo e detalhado está disponível no site do evento.