Médicos veterinários

Anunciada greve dos veterinários da DGAV em dezembro

Sindicato dos Médicos Veterinários emite pré-aviso de greve

Há nova greve de médicos veterinários no horizonte. O Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV) realizou um aviso prévio de greve para os médicos veterinários da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). A paragem de quase um mês vai ocorrer entre os dias 5 e 31 de dezembro e vai incidir apenas sobre o trabalho extra-horário diário e sobre o trabalho suplementar “nos dias de descanso semanal, obrigatório ou complementar, e em dias feriados”, escreve o SNMV.

De acordo com a entidade, os objetivos da greve são a revisão do regime de carreiras especiais das inspeções setoriais e a aplicação do Despacho n.º 40/G/2017, de novembro de 2017, que determinou o centro de atividade funcional, a adoção de um regime de trabalho por turnos, o direito ao abono das ajudas de custo e nas deslocações e ainda clarificou a prioridade de utilização de viatura oficial nas deslocações em serviço, entre outras questões.

Esta não é a primeira vez que os médicos veterinários alertam para a falta de médicos veterinários no mapa de pessoal da DGAV e para o consequente excesso de trabalho. Em 2018, foi convocada uma greve, de 30 de abril a 5 de maio, motivada parcialmente pela falta de aplicação do Despacho n.º 40/G/2017.