Medicina Veterinária

Veterinários portugueses criam app que responde às dúvidas dos tutores de animais

Chama-se Petappoint e no próximo dia 3 de setembro vai estar disponível para dispositivos com o sistema operativo iOS para responder a todas as dúvidas sobre a saúde e bem-estar dos tutores de animais.  

Chama-se Petappoint e no próximo dia 3 de setembro vai estar disponível para dispositivos com o sistema operativo iOS para responder a todas as dúvidas sobre a saúde e bem-estar dos animais de companhia.

A ideia é dos médicos veterinários João Bordelo e Catarina Coelho, que em declarações à VETERINÁRIA ATUAL explicam que decidiram criar a aplicação por terem detetado, durante a prática clínica, “que os tutores de animais de estimação recorriam em primeiro lugar a informação não credível na Internet ao invés de procurar um Centro de Atendimento Médico Veterinário (CAMV), colocando a vida do seu animal de estimação em risco na maioria das vezes.”

Para concretizar o projeto juntaram-se, assim, a José Fernandes, CEO da BloomIdea, business angel na área da tecnologia que já ajudou a dar vida a outros projetos tecnológicos na área da saúde, como as apps CoughApp ou Glicemia QuickLog.me.

Para além de quererem “motivar e consciencializar os tutores de animais para a importância da visita atempada ao médico veterinário”, os médicos veterinários pretendem esclarecer as dúvidas mais frequentes dos tutores.

“A aplicação mobile irá permitir aos tutores de animais de estimação esclarecerem as suas questões sobre os seus animais de estimação com médicos veterinários através de um chat onde irá ser possível enviar fotografias e vídeos de forma a tornar a conversa ainda mais interativa”, explica Catarina Coelho à VETERINÁRIA ATUAL.

Para já, a aplicação conta com uma assistente veterinária que “faz perguntas básicas para direcionar o tutor para o médico veterinário mais adequado para determinada questão. De ressalvar, que não irá ser possível realizar diagnósticos e prescrições de tratamento. No entanto, caso os médicos veterinários verifiquem que existe necessidade de o animal de estimação ser examinado presencialmente por um colega, o tutor e o seu animal de estimação serão reencaminhados para a clínica veterinária parceira mais próxima da sua localização. Queremos, desta forma, ser um parceiro dos Centros de Atendimento Médico Veterinário trabalhando lado a lado para juntos contribuirmos para melhorar o bem-estar dos animais de estimação e dos seus tutores.”

A Petappoint conta já com cerca de 20 Centros de Atendimento Médico Veterinário de Norte a Sul do país que irão receber os casos clínicos que necessitem de uma avaliação presencial. A internacionalização do projeto também poderá vir a ser uma realidade, mas para já, segundo Catarina Coelho, a Petappoint está apostada em “lançar a solução no mercado português e validar a nossa de ideia de negócio”.