Médicos Veterinários

Veterinária portuguesa admitida como membro do Australian and New Zealand College of Veterinary Scientists

Veterinária portuguesa admitida como membro do Australian and New Zealand College of Veterinary Scientists

Maria João Dinis da Fonseca, Diretora Clínica do Hospital do Gato, foi recentemente admitida como membro do Australian and New Zealand College of Veterinary Scientists. A entrada no colégio Australiano foi adotada pela International Society of Feline Medicine (ISFM) como a sua pós-graduação oficial.

Atualmente, Maria João Dinis da Fonseca é a única portuguesa que integra este colégio, mas acredita que “num futuro próximo, com o crescente interesse pela Medicina Felina, mais colegas se irão candidatar ao exame, pois trata-se atualmente da formação reconhecida pela ISFM.”

“O exame consiste numa parte escrita com a duração de 4 horas e numa parte oral com a discussão de casos clínicos. Esta certificação está disponível desde 2001 e atualmente existem 120 veterinários em todo o mundo membros do colégio em Medicina Felina. A preparação para o exame foi muito desafiante, mesmo para quem diariamente só faz Medicina Felina. Acredito que num futuro muito próximo mais colegas portugueses irão fazer o exame, mas realmente neste momento é com orgulho que a direção clínica do Hospital do Gato tem a pós-graduação certificada pela ISFM”, acrescenta.

A responsável acredita também que só é possível melhorar a qualidade dos CAMVs com investimento na formação. “Numa altura em que a classe se preocupa, e muito bem, com uma visão mais empresarial dos CAMV, não nos podemos afastar da qualidade intrínseca dos serviços e essa só se consegue com um investimento contínuo em formação. No Hospital do Gato há mais colegas a candidatarem-se ao exame, e acredito ter aberto caminho.”

Até ao final do ano, o Hospital do Gato irá iniciar o primeiro curso teórico-prático em Medicina Felina para enfermeiros veterinários, e em 2018 será a vez de uma edição para médicos veterinários, baseada nos conteúdos necessários à realização do exame.