Médicos Veteinários

Setor da veterinária é dominado pelas mulheres

Setor da veterinária é dominado pelas mulheres

O setor da medicina veterinária europeu será dominado pelas mulheres. De acordo com o mais recente VetSurvey, da Federação Europeia de Veterinários (FVE), 58% dos veterinários, de todas as idades, são mulheres, uma percentagem que sobe para os 82% quando em causa estão os profissionais com menos de 30 anos.

O estudo, realizado entre novembro de 2018 e março de 2019, inquiriu médicos veterinários em 30 países europeus e mostra que a próxima geração de profissionais será dominada pelas mulheres, já que 82% dos médicos veterinários com menos de 30 anos de idade são mulheres.

Apesar da profissão ser dominada por profissionais do sexo feminino, um estudo publicado recentemente na revista científica Veterinary Record revela que as mulheres ainda enfrentam discriminação na medicina veterinária, ocupando menos cargos de topo do que os homens.

Os dados agora divulgados pela FVE revelam que a presença de mulheres na medicina veterinária cresceu cerca de 5% face ao último estudo, realizado em 2015. Finlândia, Letónia e Suécia são os países onde mais mulheres exercem a profissão e em que mais de 80% dos profissionais são do sexo feminino.