Animais de Companhia

Será possível evitar ser mordido por um cão?

Será possível evitar ser mordido por um cão?

Portugal já tem em marcha formações para treinadores de cães perigosos e potencialmente perigosos, cursos da responsabilidade da PSP e da GNR e uma exigência da lei de 2013 que regulamenta a detenção e criação de cães perigosos. Mas ainda assim, será possível travar um ataque de um cão? Como é que se pode evitar ser mordido? Um artigo recentemente publicado pelo Medical News Today mostra que todos os dias, cerca de 1000 pessoas acabam nas urgências dos hospitais por terem sido mordidas por cães.

Um estudo recentemente realizado por investigadores da Universidade de Liverpool e publicado na revista científica Scientific Reports analisou vários vídeos publicados no YouTube para tentar perceber porque é que os cães mordem e quem tem maiores probabilidades de ser mordido.

De acordo com os autores do estudo, “os vídeos online representam uma oportunidade não explorada para observar os ataques de cães em primeira mão, algo que não é possível utilizando outros métodos”.

Para pesquisar vídeos de pessoas a serem mordidas por cães usaram palavras-chave como ‘mordida de cães’ e ‘ataque de cães’ e conseguiram encontrar 143 vídeos para analisar, num total de 362 mordidas de cães. Depois, em cada um dos vídeos analisaram o contexto em que o animal atacou a pessoal, a severidade do ataque e a raça do cão em questão.

As conclusões podem ser lidas aqui.